📣 Luiz Felipe Pondé e Motta

📌 29 de jan. de 2024
Luiz Felipe Pondé, filósofo, explora como a filosofia pode nos ajudar a enfrentar as complexidades e incertezas do mundo contemporâneo.

🎬 Cortes das Entrevistas


LUIZ FELIPE PONDÉ ‘PONDERA’ E FILOSOFA MUITO NO PÂNICO; CONFIRA NA ÍNTEGRA

A estreia do Pânico em 2024 foi muito inteligente! Luiz Felipe Pondé, escritor, professor e pensador, veio para uma conversa filosófica com o nosso elenco. Se você está se questionando sobre a existência humana e todos aqueles pensamentos que surgem do nada, não deixe de ouvir essa conversa interessante que vai estimular sua mente!

PONDÉ DÁ SUA OPINIÃO SOBRE CANCELAMENTO DE FIGURAS HISTÓRICAS

A conversa com Luiz Felipe Pondé no Pânico foi polêmica e provocativa! Ele filosofou com o elenco sobre a cultura de cancelamento em relação a figuras históricas e compartilhou sua visão sobre esse tema delicado.

‘SERUMANU’ TÁ CADA VEZ MAIS BURRO E SEM PACIÊNCIA? PONDÉ EXPLICA ESSE NEGÓCIO

No Pânico, tivemos uma sessão de filosofia! Luiz Felipe Pondé apareceu para discutir uma pesquisa que investiga como antigamente, de uma geração para outra, a inteligência humana crescia constantemente. No entanto, agora foi observado que o QI das gerações mais recentes está diminuindo. Se você está se sentindo um pouco "burrão", vale a pena conferir se ele tem uma explicação convincente para isso.

LUIZ FELIPE PONDÉ DEBATE COM ELENCO TUDO SOBRE ESCRAVIDÃO

O filósofo, pensador e escritor Luiz Felipe Pondé participou do Pânico nesta segunda-feira (29) e discutiu com nosso elenco sobre o que a filosofia diz a respeito da escravidão e como o ser humano lidou - e ainda lida - com esse tema na sociedade. Além disso, ele filosofou sobre mentiras e as virtudes da natureza humana.

PONDÉ COMENTA SE SERES HUMANOS EVOLUEM PARA MELHOR OU NENS

Na estreia do Pânico, Luiz Felipe Pondé falou sobre o lançamento de seu livro "Diálogos sobre a natureza humana". O tema central aborda os questionamentos sobre a imperfeição da natureza humana. Se quiser saber mais sobre o que ele disse sobre esse assunto, vale a pena conferir!

MOTTA FAZ A MÁRCIA SENSITIVA E PREVÊ O QUE VAI ROLAR NA POLÍTICA DE 2024

Não poderíamos iniciar com outro, afinal, as segundas são dele! Roberto Motta começou o ano letivo da escolinha do Pânico "tacando-le o pau". Sem rodeios, nosso carioca favorito fez previsões sobre as politicagens que já estão acontecendo em 2024 e o que podemos esperar pela frente. Não perca as pautas mais quentes do momento!

PARA O TERROR DOS TRANSEUNTES, FUZIL ESTÁ DE VOLTA ÀS RUAS!

Sentiram a mudança de clima ali pela Av. Paulista? Nós sentimos, porque ele está de volta! A bruxa do 71 de Taipas já chegou com uma pauta sombria (como diz o slogan deste programa: 'a mesma m&rd@') e pergunta ao populacho: você começou o ano otimista ou pessimista? Deixe sua resposta aqui também.

FOCA NA ECONOMIA DE VOLTA DAS FÉRIAS, MAS NÃO TEM NINGUÉM FOCADO; SAMY DANA TENTA FAZER O QUADRO

Depois de passar as férias alimentando cabras, contando dinheiro e ficando mais rico, Samy Dana está de volta para te ensinar tudo sobre a economia neste nosso mundão de Deus (ou, no caso, para o Samyinho neste mundão de...?). Ele abordou os passaportes mais poderosos do mundo e o anúncio de R$ 300 bilhões do governo para a indústria, mas os meninos ainda estão no modo férias para falar sobre economia. Não deixe de conferir!

RESENHA ZU E ZUZU (E GALVÃO?): SOPA NA MONA LISA E IA QUE FAZ CELEBS GRINGAS FALAREM EM PT

A Resenha está de volta, para alegria de uns e talvez desgosto de outros, mas isso é problema deles porque ela está de volta do mesmo jeito. Zuzu, sem nenhum pelinho a mais na sobrancelha, reassume seu posto de âncora e nos traz notícias requentadas. Durante nosso tempo offline, Trump e Biden voltaram a se alfinetar na corrida presidencial, Ron DeSantis deu para trás, ativistas jogaram sopa na Mona Lisa, super ricos estão interessados em congelar seus corpos para futura ressurreição com o avanço da ciência, e internautas estão usando IA para fazer celebridades estrangeiras falarem em português. Como disse Dandan: "hashtag lacrei".

PROF. EMÍLIO PEDE A IGUINHO E ALBORGHETTI A FAMOSA REDAÇÃO: DESCREVA COMO FORAM SUAS FÉRIAS?

Tavam com saudades, né? Pra começar com chave de ouro, nada melhor do que deixar a pistolagem de Alborghetti e a inteligência de Iguinho Guimarães para contar como foram suas férias. E como foram as de vocês? Comentem aí!

VOLTAMOS! QUER VOCÊS QUEIRAM, QUER NÃO!

Tão vendo? A gente voltou! Ah, como foi bom tirar uma zoeirinha com a cara de todos, achando que a gente ia ficar três meses de férias. Mas será que continuamos trollando vocês, ou o Pânico tem mudanças bruscas de verdade? Se quiser descobrir, vai ter que assistir!

Luiz Felipe Pondé

Luiz Felipe Pondé, nascido em 1959 na cidade do Recife, Pernambuco, é um filósofo e ensaísta brasileiro de renome. Graduou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e concluiu seu doutorado em colaboração com a Université Paris 8, em Saint-Denis, França. Além disso, obteve o título de Pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Atualmente, Pondé é professor na Faap e na PUC de São Paulo, além de ser colunista na Folha de São Paulo, onde aborda diversos temas como comportamento, religião e ciências.

Entre suas obras mais conhecidas estão "O Homem Insuficiente: Comentários de Psicologia Pascaliana" (2001), "Crítica e Profecia: Filosofia da Religião em Dostoiévski" (2003), "Conhecimento na Desgraça: Ensaio da Epistemologia Pascaliana" (2004), "Do Pensamento no Deserto: Ensaio de Filosofia, Teologia e Literatura" (2009), "Contra um Mundo Melhor: Ensaios do Afeto" (2010), "O Catolicismo Hoje" (2011), "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia" (2012), "A Filosofia da Adúltera" (2013) e "A Era do Ressentimento" (2014).

Pondé é conhecido por sua visão filosófica fundamentada em um certo pessimismo, na defesa das tradições religiosas ocidentais e na crítica ao pensamento politicamente correto predominante nos meios acadêmicos. Sua obra tem contribuído significativamente para o debate intelectual e cultural, sendo considerado uma das vozes proeminentes do pensamento conservador no Brasil nos últimos anos.